Boas Práticas de Higiene Pessoal do Manipulador de Alimentos

Boas Práticas de Higiene Pessoal do Manipulador de Alimentos

É importante orientar ao manipulador de alimentos, sobre a importância de manter os cuidados e a higiene pessoal sempre em dia. Agende a consultoria com a gente

O restaurante funcionava à lá carte e o cliente havia pedido um bife na chapa, enquanto aguardava o seu prato no balcão. Ele podia assistir aos cozinheiros preparando os alimentos na cozinha.

Estavam todos muito bem trajados, com total limpeza. Aliás, a cozinha estava aparentemente limpa e visível. Duas senhoras finalizavam as saladas, enquanto uma terceira e uma quarta pessoa recebiam as comandas e já davam início a composição dos pratos.

Eis que chega o chapeiro, com um uniforme já um tanto sujo de comida, escolhe os bifes e os coloca na chapa. Seus dedos estavam bastante engordurados e – envoltos por dois anéis. As unhas estavam grandes – o cliente pode perceber bem enquanto o mesmo, pegava o prato com os dedos engordurados, segurando-o pelas bordas, e acrescentava o bife mal passado ao arroz, o feijão e a salada.

A cena destoava totalmente do resto do restaurante. O cliente não comeu, chamou o gerente, explicou o que ocorreu e foi embora, sem sequer aceitar o convite para almoçar de graça outro prato.

Boas Práticas começa em casa com a Higiene Pessoal!

Este restaurante poderia ser o seu e esta situação pode ocorrer em qualquer empresa que sirva comida pronta ou congelada. Isto por causa da falta de cuidado que um manipulador de alimentos não pode jamais ter.

E quais são os cuidados que devem ser tomados em relação à higiene pessoal dos manipuladores?

Quando se fala higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, a gente tem que pensar na higiene não apenas dentro da cozinha, mas também fora dela.

Ou seja, os hábitos de higiene que o manipulador tem em sua casa, com o seu próprio corpo, os cuidados que ele tem realmente com a sua higiene pessoal no decorrer dos dias.

Isso porque, o colaborador precisa ser capacitado não apenas com relação à lavagem das mãos dentro da cozinha, mas também com relação aos alimentos que ele está manipulando, as atividades rotineira que ele executa, de forma que ele não os contamine em função de seus hábitos pessoais.

Cuidados pessoais do manipulador de alimentos

É importante salientar não apenas a questão da barba (manipulador não deve usar, segundo a ANVISA), ou sobre a questão da maquiagem (também não é permitida, conforme RDC 216) ou sobre a questão das unhas estarem sempre curtas, sem esmalte, sem base, é necessário abordar e trabalhar os hábitos de higiene em casa, os cuidados com o seu corpo, com a lavagem do rosto, a lavagem de mãos, manter sempre nariz e orelhas limpos também, por causa dos hábitos de se coçar o nariz, a orelha ou a testa que todos nós temos.

E mesmo com a touca nos cabelos, quantas vezes durante o almoço ou intervalo, o manipulador não ajeita o seu penteado?

Muitas pessoas não afirmam publicamente, mas nem todos tomam banhos diariamente. É também fundamental como base de sua higiene pessoal, que o manipulador de alimentos tome banho regularmente, todos os dias.

Se não há o cuidado de manter uma higiene constante e diariamente, não adianta frisar, por exemplo, a importância de usar álcool a 70% após a lavagem das mãos.

Cuidados do manipulador de alimentos com a sua saúde

Tais cuidados são necessários ao manipulador de alimentos, afinal, como servirá os alimentos se não estiver devidamente higienizado?

Dá mesma forma, é importante que este manipulador cuide bem de sua saúde, de acordo com a legislação vigente, ASO e PCMSO, a fim de evitar qualquer doença que possa ser contagiosa.

Tais cuidados, claro, se estendem ao zelo com relação à própria roupa, os uniformes de trabalho, calçados, luvas e outros acessórios (que não podem ser utilizados)devem ser mantidos limpos e conservados.

Esta é uma responsabilidade de todos, consultores, gerentes, proprietários, orientar e supervisionar os manipuladores de alimentos quanto a higiene pessoal adequada.

Este treinamento completo e eficiente é apenas um dos serviços que a Consultoria Alimentar presta no mercado há mais de 20 anos. Observe a rotina em sua empresa e verifique se não existem alguns pontos que precisam ser melhorados.

Depois, entre em contato com a gente. Atendemos empresas de diversos segmentos e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?