Consultoria Alimentar: Padaria precisa ter nutricionista?

Consultoria Alimentar: Padaria precisa ter nutricionista?

Não apenas uma padaria precisa ter nutricionista como todo estabelecimento de gêneros alimentícios, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entenda

Padaria precisa ter nutricionista? Precisa sim, entenda o porquê!

Então, você resolve investir suas economias na abertura de uma padaria e para tanto, decide que é possível começar o negócio apenas com os doces que sabe fazer. Será que você está no caminho certo? Será que uma padaria precisa ter nutricionista?

Pois a sua padaria precisa de nutricionista sim! Conforme a resolução 216 da Anvisa, todo estabelecimento do ramo de comida deve ter um responsável pelas atividades de manipulação de alimentos / treinamentos, o qual deverá ter comprovadamente participado de Cursos de Capacitação, nos seguintes temas:

  • Manipulação higiênica dos alimentos;
  • Doenças transmitidas por alimentos;
  • Contaminantes alimentares; e
  • Boas práticas de fabricação dos alimentos.

Padaria precisa ter nutricionista porque ajuda a vender mais?

Por que padaria precisa ter nutricionista? Porque sem uma nutricionista, a segurança e a qualidade alimentar ficam comprometidas!

Sim! Sem dúvida! Com o crescimento do setor nos últimos anos, mesmo agora no pós-pandemia, é importante que todos os estabelecimentos estejam devidamente adequados às novas normas de prevenção de contágio da COVID-19 e também de outros fatores que possam implicar em intoxicações alimentes e contaminações dos alimentos.

Assim, uma padaria precisa ter nutricionista não apenas para aplicar treinamentos como também para garantir a qualidade dos alimentos servidos e a segurança alimentar dentro do ambiente.

Como os alimentos se contaminam?

Em ambientes aonde um nutricionista não esteja presente para acompanhar os trabalhos, a contaminação dos alimentos pode acontecer:

do ambiente para o alimento;
dos manipuladores para o alimento;
• das superfícies de contato (bancadas, utensílios, equipamentos etc.) para o alimento;
• do alimento cru para aquele que está pronto para o consumo (cruzada).

Por isso, uma padaria precisa ter nutricionista, bem como outros estabelecimentos gastronômicos.

Como ocorre a contaminação cruzadas dos alimentos?

Padaria precisa ter nutricionista? Precisa, para aferir treinamentos e auxiliar a cozinheiros e padeiros no dia a dia
  • Quando o manipulador trabalha com ingredientes e matérias primas contaminadas;
  • Quanto utensílios e equipamentos armazenam alimentos cruz e alimentos cozidos, sem a devida higienização entre um e outro,
  • Quando alimentos cozidos e cruz permanecem em mesmo reservatório sem proteção;
  • Quando manipulação não possui higienização adequada consigo mesmo.

Por isso, sua padaria precisa ter nutricionista, para acompanhar cada processo.

Onde se encontram os fatores que implicam em contaminação?

  • Poeira
    A poeira pode adentrar aos ambientes culinários, onde ocorre a manipulação e preparação dos alimentos de várias maneiras. Através das roupas, dos cabelos, dos pelos e da pele. Por isso, muitas medidas são adotadas para minimizar ao máximo esse risco.
  • Ar
    É preciso cuidado com a poeira levantada pela farinha. Se não houver higienização rápida, a poeira favorece a proliferação de micro-organismos no ar.
  • Paredes e pisos
    Quanto maior a higienização com produtos de limpeza adequados, melhor.
  • Água
    É preciso tratamento adequado da água com cloro ou fervura. Higienização adequada dos reservatórios de água do estabelecimento também.
  • Equipe
    Treinamento e cuidados frequentes com a saúde. Higienização sempre. Fatores contaminantes estão presentes no cabelo, nariz, boca e garganta e mãos. A má higienização pessoal é um fator bastante preocupante e que deve ser eliminado da rotina diária.
  • Matérias primas
    Se ingredientes e alimentos não forem devidamente examinadas por um profissional de nutrição, mesmo quando inspecionados, podem ainda estar contaminados, favorecendo a contaminação cruzada e a intoxicação alimentar.
  • Bancadas, equipamentos e utensílios
    Precisam ser higienizadas adequadamente, conforme as resoluções e normas da Anvisa. Do contrário, podem conter milhões de microrganismos que se multiplicam sempre que as condições (nutrientes, temperatura, água etc.) forem favoráveis. Por isso, a importância da limpeza + sanificação dos utensílios, equipamentos, bancadas e ambientes.
  • Insetos, roedores, animais de estimação
    Trabalhar com as medidas preventivas, evitando a atração, o acesso, o abrigo e a proliferação de pragas e vetores no ambiente da panificadora/padaria.

Por tudo isso, a sua padaria precisa ter nutricionista, para garantir que todos os processos aconteçam da forma mais saudável e segura possível, a você, sua equipe e seus clientes.

Entre em contato!

Ao montar a sua padaria/panificadora, entre em contato com a Consultoria Alimentar para elaborar todos os passos necessários.

Atendemos à empresas de diversos segmentos, em quaisquer situações e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?