Empresas são autuadas e seus produtos retirados de circulação

Empresas são autuadas e seus produtos retirados de circulação

A necessidade de uma Consultoria Alimentar é cada vez mais urgente no mercado. Qualidade e
saúde na mesa dos consumidores e a certeza de um negócio mais próspero e sem surpresas. Leia:

por Consultoria Alimentar

Diversas empresas sofrem autuações surpresa da ANVISA a todo instante. Muitos empresários fazem vistas grossas às necessidades de manterem um processo rígido de limpeza, boas práticas e treinamentos constantes em suas empresas. Como se isso fosse um investimento desnecessário.

Na verdade, quando se investe em boas práticas e treinamentos dentro da indústria de alimentos, garante-se que a mesma poderá funcionar de portas abertas, sem o risco de publicidade negativa ou de interdição, após uma fiscalização surpresa por parte da Anvisa.

Não faz muito tempo, uma empresa de Minas Gerais que produzia Pimenta do Reino moída, foi obrigada a retirar um lote de circulação no mercado, tendo em vista a quantidade de fragmentos de insetos que foram encontrados em seu conteúdo.

Também foram encontrados em meio à pimenta, pelos de roedores, e tudo isso foi possível identificar, graças à uma pesquisa macroscópica de matérias estranhas, feita pelos fiscais da Agência.

Sempre que ocorre uma autuação deste tipo, a medida é publicada na íntegra no Diário Oficial da União, apresentando o nome da empresa, seu ramo e sua localização.

A pergunta que fica: se é um produto que você consome, seria possível continuar comprando a mesma marca?

O mesmo ocorreu com uma empresa que produzia palmito de açaí em conserva. De acordo com laudo emitido pela Fundação responsável, no caso, a Ezequiel Dias (Funed) de Minas Gerais, “o lote do alimento em questão apresentou resultados insatisfatórios nos testes de incubação e análise de rotulagem”.

Ou seja, a empresa não comprovou a qualidade do alimento e tão pouco fez questão de mostrar com clareza suas informações nutricionais. Diante deste cenário, foi impossível até apresentar uma contraprova, o que implicou na autuação da mesma e a retirada imediata do lote com vencimento até 2019 de todas as prateleiras dos supermercados.

Prejuízo financeiro e desgaste da imagem, visto que o produto se torna rejeitado pelos consumidores. Estas autuações ocorrem o tempo inteiro. Nenhuma empresas está livre disto.

Não corra esse risco! A Consultoria Alimentar está à sua disposição para orientar quanto as mudanças necessárias, os treinamentos urgentes e o acompanhamento que vale ouro na hora de lançar os seus produtos. Entre em contato!