Limpeza na Cozinha: Equipamentos e utensílios do seu negócio

Limpeza na Cozinha: Equipamentos e utensílios do seu negócio

Vai montar uma lanchonete? Um restaurante? Fique atento, existem equipamentos e utensílios recomendados pela higienização, preparo e segurança dos alimentos

São vários os utensílios e equipamentos usados nos mais variados serviços de alimentação do mercado. E todos precisam de uma higienização adequada.

São instrumentos que permitem a execução de todos os processos de manipulação e preparação de alimentos, evitando qualquer tipo de contaminação e garantindo a segurança e agilidade na cozinha.

Cada equipamento e utensílio tem a função de atender as necessidades do seu estabelecimento, garantindo a qualidade e o sabor dos alimentos, além da saúde dos clientes.

Contudo, tais equipamentos e utensílios, quando não são limpos adequadamente ou mesmo mantidos em bom estado de conservação, favorecem a contaminação dos pratos e colocam a saúde dos clientes e consumidores em risco.

Assim, a Consultoria Alimentar esclarece sobre as formas adequadas de preservação e higienização destes equipamentos e utensílios, bem como os melhores materiais para que seja realizada a higienização e o preparo dos alimentos de forma mais eficiente e segura.

Como devem ser os utensílios básicos da cozinha?

Refratários: precisam ser de material liso, sem ranhuras e de fácil limpeza.

Panelas: aço inoxidável, em bom estado e lisas, para evitar sujeiras escondidas. Panelas de teflon ou de cerâmica seriam ainda uma segunda opção. Quando se tem apenas panelas de alumínio, deve-se preparar os alimentos nelas e depois transferi-los para cubas de inox, de preferência de grau cirúrgico.

Cortador de legumes: deve ser inoxidável e bem conservado.

Tábuas de corte: como a madeira não permite uma boa limpeza, facilitando o acúmulo de sujeira, a melhor tábua de corte é a de polietileno.

Bandejas: precisam ser de fácil limpeza, lisas e bem conservadas.

Pratos: de fácil limpeza e com material resistente.

Talheres: devem ser de material resistente, lisos e de fácil limpeza.

Copos: Devem de fácil limpeza.

É importante estar atento quando surgir a necessidade de uma troca destes utensílios, visto que utilizá-los sem que estejam em condições, pode favorecer o risco de uma contaminação cruzada. A quantidade destes utensílios varia conforme a demanda do local.

Afinal, não se pode usar um utensílio sem a devida higienização, entre um preparo e outro.

Equipamentos do local que precisam de limpezas frequentes

Não são apenas os utensílios que precisam de limpeza frequente, mas também os equipamentos do local.
Como a gente já imagina, em grande parte dos negócios do ramo de comida, na cozinha não faltam batedeira, liquidificador, espremedor de frutas, processador de alimentos, fogão, geladeira, dentre outros.

Estes equipamentos precisam estar em quantidade adequada, conforme a demanda que o local recebe. Nestas circunstâncias, recomenda-se o uso de equipamentos industriais, visto que possuem maior resistência e potência no uso constante e porque o material já é apropriado para facilitar a sua higienização.

Outros equipamentos que também precisam ser higienizados diariamente, são:

Coifas: Sem uma coifa, um restaurante, uma churrascaria ou até mesmo uma simples lanchonete não funciona adequadamente. A coifa é a responsável por captar toda a fumaça do local, gerada pelo fogão, pelo grill e outros equipamentos, evitando que contamine os alimentos durante a manipulação.

Sem contar que, a falta de limpeza da coifa e de todo o sistema de exaustão acarreta acúmulo de gordura e de gases em seu interior, os quais podem resultar em explosões e incêndios. Devemos fazer a limpeza semestralmente ou anualmente da tubulação, o período varia de acordo com a incidência do preparo de frituras.

Forno: É preciso atentar para a quantidade de fornos que o local vai precisar e as finalidades que terá conforme a sua demanda. Certos serviços de alimentação fazem uso do forno no dia a dia, como uma padaria, por exemplo, mas uma hamburgueria já não teria tanta necessidade.

Para limpar o forno não é recomendado jogar água para resfriá-lo. É preciso que seja limpo diariamente, após esfriar.

Fogão: Bem como qualquer fogão doméstico, o fogão industrial necessita de limpeza diária, na grade, na chapa, nas grelhas, bicos e queimadores, além de limpeza na parte interior das bocas do fogão.


A limpeza garante o cumprimento das normas de higiene da Vigilância Sanitária, pois evita que restos de comida fiquem presos à estrutura dos mesmos e contaminem a outros alimentos.

Freezer e Refrigerador: Sem eles, é impossível conservar os alimentos na temperatura ideal. Também por conta de atender a uma certa demanda, precisam estar dispostos em quantidades adequadas, e claro, limpos com frequência, para que não se tornem contaminantes dos alimentos oferecidos.

Quanto mais visibilidade o termostato tiver, melhor será para manter o controle de temperatura.

Balcão térmico: É de grande utilidade, visto que conserva os alimentos na temperatura ideal, deixando-os apropriados para consumo imediato. Alimentos fritos, por exemplo, como coxinhas, kibes, ou mesmo assados, como empadas, pizzas e pães recheados, por exemplo. Mas atenção para o prazo curtíssimo de validade: no máximo, por até seis horas.

É obrigatório que o balcão tenha uma barreira de vidro, evitando o contato direto dos alimentos com os clientes e também, que sejam higienizados diariamente, para evitar que resquícios de outros alimentos se tornem contaminantes para os consumidores.

Fritadeira: Dependendo do local, uma fritadeira apenas não dará conta de atender à demanda. A sua limpeza diária e constante é necessária, tendo em vista que a camada de óleo e resíduos na parte interna superior podem contaminar a outros alimentos e causar malefícios à saúde dos clientes.

Existem muitos outros equipamentos e utensílios que precisam de total atenção tanto de quem empreende, como de quem atua na cozinha diariamente. E claro, muitas outras orientações que a Consultoria Alimentar está à disposição para lhe fornecer.

Agende a sua consultoria conosco e veja como tornar o seu negócio ainda mais seguro e procurado no mercado.

Atendemos empresas de diversos segmentos e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?