Processos da Consultoria Alimentar no seu estabelecimento

Processos da Consultoria Alimentar no seu estabelecimento

Muitos empresários ainda não contam com uma Consultoria Alimentar em seu dia a dia. A implementação de processos traz melhorias e bons resultados. Veja porque:

Todos os estabelecimentos que atuam no mercado de alimentação, seja pronta para consumo ou embalada à vácuo / congelada, precisam se adequar às normas que a legislação exige. Ninguém está livre de receber uma visita da Vigilância Sanitária e descobrir de forma bastante dura, que não pode mais trabalhar por não manter a sua empresa adequada e segura para os clientes. Sem contar a propaganda negativa que essa situação atrai.

Embora esse seja um motivo bem importante, também existem outras razões para adequar o seu negócio conforme as normas vigentes. O fato de que, por exemplo, tais normas garantem o sucesso de seu negócio no segmento em que se encontra e a segurança dos seus consumidores. Afinal, quanto melhor for o seu produto, quanto mais seguro à saúde ele for, mais fiéis à sua empresa os clientes serão.

E quem não quer conquistar fidelização no mercado hoje em dia? Não há nada melhor que a velha propaganda de boca à boca. Tanto para erguer, como para derrubar um cliente.

Porém, muitos estabelecimentos comerciais ignoram a existência e a importância desses processos de melhorias. Algumas vezes desconhecem a obrigatoriedade de um POP ou Manual de Boas Práticas, sendo que elaboram, manipulam, preparam e distribuem esses alimentos diariamente. São as lanchonetes, padarias, restaurantes, churrascarias, supermercados e até pequenos comércios que atendem no delivery.

Imagine o risco de uma contaminação cruzada? Ou mesmo, um produto estragado chegar à mesa do cliente.
Então, pense e reflita se a sua empresa está 100% completa, com todos os processos em dia e se não há realmente nada que se possa fazer para melhorá-la nos atendimentos e produtos que oferece.

Quais os serviços mais procurados na Consultoria Alimentar?

Existem estabelecimentos que necessitam de uma melhoria no seu funcionamento, na sua padronização de processos, visando não só a redução de desperdícios, mas também a redução de falhas, a redução de custos e promovendo o aumento de produtividade e de lucratividade.

Existem empresas que necessitam adequar as suas tabelas nutricionais, a fim de que os consumidores possam identificar os nutrientes de cada um de seus alimentos – o que pode ser um grande diferencial no mercado.

Tem estabelecimentos que também precisam melhorar as suas etapas de recebimento/armazenamento, aperfeiçoando os processos de compras. Tem os estabelecimentos que desejam inovação, seja com um cardápio novo, ou mesmo com uma nova forma de atendimento. Processos de inovação que também passam pela cozinha, na produção de uma refeição diferente, mais saborosa ou ainda, com um novo produto que será lançado no mercado.

Tudo isso conta com o acompanhamento e orientação da equipe da Consultoria Alimentar, não apenas para que o(a) empresário(a) não seja autuada(o), mas para garantir a fidelização de seus clientes por muito mais tempo. E porque não, ampliar ainda mais o seu mercado de atuação?

E como ocorre a implementação dos processos na Consultoria Alimentar?

Uma vez que o cliente entra em contato com um ou mais objetivos, o primeiro passo é o levantamento de informações e de dados. No levantamento de dados é que identificamos quais são os reais problemas que o estabelecimento possui. Quais são suas dificuldades naquele momento.

São também identificadas nesta etapa, junto ao cliente, os pontos fortes e fracos do estabelecimento, além das melhorias que o dono da empresa deseja implementar.

As mudanças que precisam ocorrer, podem se relacionar à instalação ou não, como também pode ser que o cliente deseje inovar o seu negócio. Pode ser uma dificuldade de quem já teve muito desperdício com as compras e também não precisa estar relacionado à uma legislação ou à vigilância sanitária ou uma fiscalização. Qualquer que seja a situação, nossa equipe estará preparada para atender e ajudar.

O segundo passo consiste em implantar a estratégia na empresa. Junto da equipe do estabelecimento, a equipe da Consultoria traça um plano de ação e orienta sobre como executá-lo, mostrando a toda equipe da casa, as melhores formas de fazer as melhorias acontecerem.

Neste sentido, são necessárias algumas visitas técnicas, a fim de acompanhar cada processo de correção ou melhoria que está sendo aplicado na prática dentro da empresa.

A terceira etapa é quando os primeiros resultados de todo esse trabalho começam a aparecer. Nessa etapa, a Consultoria Alimentar avalia esses resultados, definindo se as estratégias realmente seguiram à risca o plano de ação ou até mesmo se a própria estratégia usada precisa ser melhorada, a fim de que resultados ainda melhores possam ser entregues.

Por fim, ao final de todo o processo de implantação e avaliação dos resultados, chega o momento de avaliar o estabelecimento, depois de tudo o que foi realizado na etapa de implantação. Verificar, por exemplo, se os objetivos que o cliente tinha foram realmente atingidos de acordo com o que foi planejado na primeira etapa.

É nesse momento que a Consultoria Alimentar entregará os resultados para o cliente, apresentando para ele toda a transformação que teve início a partir da primeira reunião. E claro, novas recomendações do que necessita ser mantido e do que, no futuro, pode ser melhorado ainda mais.

Essa etapa pode também – como consequência dos resultados obtidos, implicar na necessidade por parte do cliente, de querer logo em seguida a implantação de mais algumas transformações dentro do estabelecimento, ou ainda, a aplicação de treinamentos específicos, que possam aquilatar ainda mais o seu negócio perante a concorrência.

Agende a sua consultoria conosco e veja como tornar o seu negócio ainda mais seguro e procurado no mercado. Atendemos à empresas de diversos segmentos e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato no telefone (WhatsApp) 11 98525-1138. Vamos conversar?