Segurança Alimentar: Os tipos de auditoria prestados

Segurança Alimentar: Os tipos de auditoria prestados

Existem algumas auditorias na segurança alimentar e que geralmente uma Consultoria Alimentar presta. Veja quais as diferenças e como impactam ao seu negócio!

A segurança alimentar exige aplicação de várias auditorias, para aumentar a qualidade do seu produto ou serviço. Entre em contato!

Muitos negócios em plena atividade no mercado, por conta da correria do dia a dia, da rotina de trabalho ou da pouca experiência dos proprietários, incorporam em seus processos alguns vícios que podem prejudicar a segurança alimentar dos consumidores.

É para corrigir esses vícios e garantir uma segurança alimentar cada vez maior na produção de alimentos e bebidas que as auditorias são contratadas. Obedecendo a critérios da ANVISA e de outros órgãos fiscalizadores.

Em um comércio / indústria de pães congelados, por exemplo, se não houver higiene, cuidado com a manipulação de utensílios e ingredientes, dentre outros procedimentos, toda produção será comprometida e colocará a saúde dos consumidores em risco.

Para isso uma auditoria é contratada. Para corrigir esses erros e vícios, aumentar a segurança alimentar dentro e fora do estabelecimento e tornar os trabalhos mais eficientes e satisfatórios no mercado.

O que é uma auditoria? Qual o papel do auditor?

No que diz respeito à segurança alimentar, uma auditoria consiste em uma visita técnica às instalações da empresa, para:

  • uma avaliação documental e de procedimentos,
  • uma avaliação sobre os procedimentos de gestão adotados,
  • uma avaliação sobre os processo de produção, manuseio e venda do produto alimentício.

Também inclui nestas avaliações, a entrevista com os colaboradores, para entender como é o cenário daquele trabalho e identificar qualquer conformidade, não conformidade ou oportunidade de melhoria à empresa.

Desta forma, o auditor encaminhado deve ser qualificado e seguir todas essas premissas de uma auditoria. Deverá entender de todas as normas vigentes e saber aplicar com total rigor as suas observações nos mínimos detalhes.

Quais os tipos de Auditoria na Consultoria Alimentar?

Existem as auditorias de diagnóstico, auditorias de primeira parte, segunda parte e de terceira parte.

A auditoria de diagnóstico consiste em avaliar os métodos de boas práticas de fabricação e gestão de empresa, para verificar se a mesma atende às normas vigentes.

A auditoria de primeira parte pode ser feita por colaboradores internos (desde que capacitados e independentes) ou mesmo por uma empresa terceirizada. Consiste na avaliação da gestão e na forma como a empresa lida com fornecedores, estoque, ambientes, manipulações e outros.

Por outro lado, quando uma empresa pede uma auditoria em outro estabelecimento, o procedimento é chamado de auditoria de segunda parte.

Quando existe, por sua vez, a intenção de que a empresa seja auditada para receber uma certificação, esta auditoria é de terceira parte. Deve, inclusive, ser realizada por uma empresa de Consultoria Alimentar que seja certificadora credenciada.

Como é organizada uma auditoria?

Quem elabora um plano de auditoria é o próprio auditor, que inicia o processo com uma reunião de abertura, seguida do exercício da auditoria e posteriormente, a reunião de fechamento.

Depois, um relatório é encaminhado aos responsáveis pela empresa auditada para lhes explicar tudo que foi observado durante as avaliações do auditor, e também traçar um plano de ação para tratar das não conformidades evidenciadas.

Qual o critério de avaliação de uma auditoria?

O critério da auditoria será a norma, legislação ou check list específico no qual o cliente deseja avaliar o grau de atendimento aos respectivos requisitos.

É preciso muito preparo e experiência, por que o menor deslize pode sim custar uma vida em muitos casos. Intoxicação alimentar é algo muito sério e de grande comprometimento por parte do auditor.

Seja uma auditoria remota ou presencial, esta deve ser feita com total rigorosidade, obedecendo a todos os preceitos e com o aproveitamento de todos os recursos disponíveis.

Quais os impactos da auditoria na segurança alimentar?

As auditorias são motivo de muita ansiedade e nervosismo sim, mas contribuem imensamente para a identificação de falhas nos processos e na melhoria contínua tanto do sistema de gestão como da produção em um negócio.

É a qualidade do seu produto que se destaca no mercado, bem como uma gestão responsável que consegue ampliar os lucros sem cortes desnecessários.

Seja numa avaliação interna ou em seus fornecedores, ou ainda para garantir aquela certificação que vai te projetar, a Consultoria Alimentar poderá te assessorar na elaboração de um programa de auditorias e/ou na realização das mesmas.

Coloque a sua empresa entre as melhores do mercado – senão a melhor.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 / (WhatsApp) 11 99228-8515 ou se inscreva nesse link e garanta já essa oportunidade. Faça acontecer.