Treinamento de manipulação de alimentos é sucesso certo!

Treinamento de manipulação de alimentos é sucesso certo!

Quando se investe em cursos, como o treinamento de manipulação de alimentos, garante-se o sucesso do negócio e a segurança alimentar dos clientes. Veja mais:

Se você trabalha com comida – ou pretende agora para 2022, iniciar um negócio neste segmento, é importante que já cuide desde já, dos treinamentos de sua equipe. O treinamento de manipulação de alimentos é fundamental e um dos exigidos por Lei. Isto porque, além de garantir a segurança dos clientes quanto às contaminações cruzadas e intoxicações que possam ocorrer, também reforça a qualidade da comida servida em todos os processos produtivos.

Muitos empreendedores que entendem de cozinha, que possuem o dom de preparar pratos saborosos, sanduíches irresistíveis, churrascos de abrir o apetite ou mesmo aquela pizza de dar “água na boca” e aquele “dogão” que ninguém resiste, imaginam que esse tipo de treinamento seja desnecessário. Afinal, “ninguém liga para isso” quando bate a fome…

Treinamentos são obrigatórios por lei!

Desconhecem, contudo, a legislação e correm o risco de colocarem todo o seu investimento a perder. Basta que um concorrente denuncie ou que algum cliente vem a passar após a refeição.

De acordo com a RDC 216: “Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica de alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.”

E o treinamento faz parte dos POP’s – Procedimentos Operacionais Padronizados, que são obrigatórios e que devemos inserir nos Serviços de Alimentação. Caso contrário, a legislação prevê sanções aplicadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. E acredite, a ANVISA não brinca em serviço. Se eles autuarem o seu estabelecimento, a multa pode complicar bastante a sua contabilidade, sem mencionar na propaganda e repercussão negativa que vai girar em torno do seu nome.

Será que compensa o risco? Por que não adequar o seu negócio de alimentação à legislação vigente, começando pelo treinamento de manipulação de alimentos?

Treinamento de Manipulação de Alimentos: Instruções

Aqui na Consultoria Alimentar, por intermédio da NutriSaúde – nosso departamento de cursos e treinamentos EAD (Ensino à Distância), é possível que o empreendedor e sua equipe adquiram todo conhecimento necessário em torno da atividade, garantindo por exemplo que o acondicionamento, a higiene e o preparo obedecem às normas vigentes estabelecidas pela ANVISA para o consumo.

De modo geral, o treinamento de manipulação de alimentos aborda noções de higiene e saúde dos funcionários, qualidade da água e controle integrado de pragas, qualidade sanitária na manipulação de alimentos e Procedimentos Operacionais Padronizados para higienização das instalações e do ambiente, além de doenças que podem ser transmitidas por alimentos, quando ocorre uma falha em algum dos processos produtivos.

Ou seja, o risco de algo dar errado é bem grande. Por isso, o treinamento se faz necessário, sendo inclusive exigido por lei.

Treinamento de Manipulação de Alimentos: riscos

É fato que, para tanto, é necessário estabelecer um controle de qualidade em toda cadeia alimentar, que vai desde a produção, armazenagem, distribuição e até mesmo o consumo do alimento desde a sua forma natural ou processada. É neste ponto em que o treinamento de manipulação de alimentos se faz bastante necessário.

A falta de orientações, de observação, de estudos e experiência, contribui para a ocorrência de uma contaminação que ponha em risco a saúde tantos dos clientes como também dos próprios funcionários. O treinamento de manipulação de alimentos capacita, por exemplo, sobre o jeito certo de preparo, acondicionamento, estocagem de alimentos, limpeza e higiene de equipamentos e utensílios, limpeza e higiene de ambientes de trabalho, bem como de móveis e outros, além é claro, de estabelecer medidas sanitárias rigorosas e boas práticas que garantam a manutenção do ambiente e dos indivíduos que o ocupam.

Portanto, este treinamento de manipulação de alimentos é para você, proprietário, empreendedor, cozinheiro, funcionário, nutricionista, engenheiro de alimentos, que deseja se aprimorar e garantir o sucesso do seu negócio. Vamos agendar uma reunião?

Entre em contato:

Entre em contato com a gente. Atendemos à empresas de diversos segmentos, em quaisquer situações e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?